Passeio Público: a praça mais bonita de Fortaleza

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Pin It Share 0 Email -- Filament.io 0 Flares ×

estatua

Fortaleza é uma cidade muito carente de vivências culturais que resgatem seu passado. O descaso com o patrimônio cultural é enorme, muita coisa já se perdeu e eu sempre fico triste quando dou minhas voltinhas por aí e percebo, em comparação com outras cidades, como nós, cearenses, deixamos de ocupar os espaços públicos e vivemos de braços abertos para o que é novo e, infelizmente, de costas para as coisas antigas e belas.

prediohistorico

A Praça dos Mártires (ou Passeio Público) tem sido uma exceção. Passou anos abandonada e só depois da última revitalização é que voltou a ser devidamente ocupada. Numa cidade praticamente sem praças ou grandes espaços públicos, ficaria até fácil ser eleita a mais bela praça de Fortaleza. Mas não é só por isso que o Passeio Público é festejado, não. Ele é realmente encantador e tem seu valor, independentemente da (in)existência de concorrência.

fonte

Em estilo neoclássico, a praça foi construída em 1890. A arborização da praça (um alento no calor do centro da cidade) é um capítulo a parte: reza a lenda* que o baobá que fica bem no centro da praça teria sido plantado por ninguém menos que Antoine Saint-Exupéry, em uma de suas viagens realizadas entre França, África e América. Fizeram até algumas pesquisas no início da década de 1980, para ver se encontravam algum registro da passagem de Exupéry pelo Ceará, mas nada foi encontrado. Ouvido sobre o caso, o ex-cônsul da França, cujo pai era, na época, representante da Aéropostale  em Fortaleza (o serviço postal francês que tinha Exupéry como piloto fazendo a rota entre a África e a América, bien sûr, não confundir com a marca de roupas que atrai peregrinos ao exterior PORFA ), deu entender que a história seria uma lenda.

bancos

Além de ser lindo, o Passeio Público conta com uma feijoada concorrida aos sábados, servida no sistema self service. A comida é simples, sem deixar de ser saborosa, e o ambiente idem, se você considerar apenas a pequena estrutura do restaurante. O local foi devidamente incorporado à rota das ciclovias recentemente criadas e você pode sair pedalando de diversos bairros da cidade e ir até lá. Não é nada longe da estação de bicicletas que fica no início da Beira Mar, entre o Boteco e o Aterro. Em resumo, a praça, construída em meados do século XIX, está um brinco após a última reforma, ocorrida em 2007 e vale a pedalada. O Passeio Público ainda tem (como se precisasse!) uma discreta vista para o mar, para onde você pode ficar olhando enquanto descansa e faz a digestão da feijoada.

mesasresto

O Passeio Público combina com visita guiada ao Theatro José de Alencar, com garimpagem de artesanato no Mercado Central e na Emcetur, além de visitas às outras praças de interesse histórico que ficam no centro da cidade. Veja como tudo é pertinho:

Leia também:

Engenhoca: opção para crianças em Aquiraz

Beach Park: os custos do Aqua Park

 

* Fonte sobre Exupéry: coluna do Ivonildo Lavôr publicada na internet  http://www.ivonildolavor.com/livros_publicados/capitulo8.html que reconta trechos do livro A história da aviação no Ceará, de autoria dele próprio e de Augusto Oliveira.

Você pode deixar um comentário, ou trackback do seu site.

4 Responses to “Passeio Público: a praça mais bonita de Fortaleza”

  1. […] Peixoto em direção ao mar, e em mais três quadras você vai dar na quina do gostosíssimo Passeio Público, a praça mais antiga da cidade e um oásis na região central. No centro do jardim, o Café […]

  2. Marcia disse:

    Estive em Fortaleza nas minhas férias, mas não tive a oportunidade de conhecer essa linda praça. Que pena!

  3. […] Peixoto em direção ao mar, e em mais três quadras você vai dar na quina do gostosíssimo Passeio Público, a praça mais antiga da cidade e um oásis na região central. No centro do jardim, o Café […]

Leave a Reply

Powered by WordPress | Designed by: WordPress Themes | Thanks to best wordpress themes, Find WordPress Themes and Themes Directory
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Pin It Share 0 Email -- Filament.io 0 Flares ×
%d blogueiros gostam disto: