Peru: planejamento, dúvidas e ansiedade.

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Pin It Share 0 Email -- Filament.io 0 Flares ×

Coisa boa é você adicionar uma categoria num blog de viagens. Isso significa que um lugar totalmente novo foi conhecido ou está em vias de ser visitado em breve. Esse é o caso do Peru. Os amigos mais próximos sabem que há pelo menos dez anos estamos tentando fazer com que esse destino saia do papel, sem sucesso. Pelos mais diversos motivos. Em 2004 chegamos a conseguir reservar os trechos nas datas desejadas via Smiles, voando Varig, e no último minuto antes de emitir o bilhete, acabamos optando pelo Chile, Santiago e Região dos Lagos, que era nosso plano B. Naquele tempo, uma passagem para Lima custava o equivalente a novecentas doletas, o que tornava a viagem interessante somente se conseguíssemos os bilhetes por programa de milhagem. Voar para a Europa custava praticamente a mesma coisa.

É claro que viajar com milhas continua sendo muito bom, mas  como a concorrência sempre faz bem ao mercado, a chegada da TACA acabou puxando os preços para baixo e tornou a compra das passagens bem mais palatável. Eis que, naquele momento de indefinição das próximas férias, em que ainda estão presentes mil e uma possibilidades, acabamos conseguindo Fortaleza – São Paulo – Lima – São Paulo – Fortaleza por 30 mil pontos pelo Fidelidade TAM, ou seja, convidativos 15 mil pontos por cada trecho. Só não foi melhor porque não fiz o que manda a cartilha do viajante diligente, que era ter tirado, no mesmo bilhete da passagem internacional, os trechos internos, dentro do Peru. Em minha defesa, explico que não tirei pelo fato de que ainda não tinha um roteiro pré-definido, não sabia quantos noites passaria em cada lugar, para informar, por telefone, ao atendente da companhia aérea, quais as datas em que seria feito o stopover em Lima e em que seguiríamos viagem para Cusco.

Com essa indefinição na cabeça, resolvi tirar apenas o bilhete internacional, para não perder a ótima relação custo-benefício da utilização dos pontos. De qualquer forma, fica aqui a dica: se você já sabe, de antemão, o roteiro da sua viagem, sugiro ligar para o seu programa de milhagem e pedir todos os trechos. Não dá para tirar pelo site, pois não há previsão Fortaleza-Cusco com stopover. Confesso que não sei como é se a saída for de São Paulo. Uma vez definido o roteiro, comprei as passagens internas no site da Star Peru. Depois conto como foi.

Reservei meus hotéis todos através do Booking, baseados em localização, localização e localização :mrgreen: Bom, os reviews tiveram lá seu peso, principalmente aqueles feitos em outros blogs pelos seus leitores. Usei dois blogs em minhas pesquisas: o Sundaycooks, do Fred Marvila e da Natalie, nossa Bóia Paulista, e o Dividindo a Bagagem, da querida Lu Malheiros. Recomendadíssimos.

No Sundaycooks, vi ótimas referências sobre a Mariela Ochoa, da agência peruana Qorianka Tours. Usei os serviços da agência para destrinchar os passeios que faremos em Cusco e Machu Picchu (mas ainda deixei um dia livre em Cusco, just in case.) Agora faltam poucas semanas para essa viagem e já estou ansiosa. Os guias são insuficientes para dar um preview satisfatório do que vem por aí, então resolvi entrar um pouco no clima e comecei a ler O herói discreto, do Mario Vargas Llosa, para ir entrando no clima.

Quem quiser acompanhar a viagem em tempo real, pode me seguir pelo Twitter, @lilianesonsol ou pelo Instagram, também @lilianesonsol.  Oremos para Nossa Senhora do Wi-fi Poderoso para que as conexões permitam carregar coisas bonitas na telinha e na retina de vocês a partir do dia 12 de abril.

Você pode deixar um comentário, ou trackback do seu site.

2 Responses to “Peru: planejamento, dúvidas e ansiedade.”

  1. Lu Malheiros disse:

    Lili,
    Obrigada pela lembrança do blog!
    A vida aqui anda um bocado corrida, mas farei o possível para acompanhar a viagem de vocês! Espero que tudo corra bem!
    Bjs

Leave a Reply

Powered by WordPress | Designed by: WordPress Themes | Thanks to best wordpress themes, Find WordPress Themes and Themes Directory
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Pin It Share 0 Email -- Filament.io 0 Flares ×
%d blogueiros gostam disto: