La Trappe Bier: como é visitar uma cervejaria holandesa

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Pin It Share 0 Email -- Filament.io 0 Flares ×

 

Tenho uma sobrinha que está morando na Holanda, fazendo doutorado-sanduíche. Como nem tudo na vida do doutorando é trabalho, ela visitou uma cervejaria holandesa e aceitou gentilmente compartilhar com o ABC de Férias a sua experiência:

Morando a alguns meses na cidade de Breda, Holanda, já tinha a intenção de visitar algum(a)(s) dessas cervejas fabricadas de modo artesanal, por monges. É isso mesmo, cerveja aqui é tão boa que, já ganha o status de sagrada durante a fabricação. A escolhida foi a La Trappe, localizada a 30 minutos de trem, na cidade de Tilburg. A cervejaria leva o nome da aldeia de origem dos monges trapistas, abadia francesa de “Notre-Dame de La Grande Trappe, na Normandia, Soligny-la-Trappe  ou La Trappe somente.

2.detalhefachadatrappebier

Decidida a cervejaria, a providência seguinte foi marcar um tour e organizar um grupo. É assim, não sei se posso generalizar a toda a Holanda, mas aqui a sensação que tenho é que todo mundo já nasce falando inglês Em três meses vivendo neste país nunca passei um sufoco que a comunicação em inglês não desse jeito. Entretanto, a visita a essa fábrica é uma coisa muito dutch (mais um motivo para você visitar e conhecer mais da cultura local) e as visitas, portanto, são normalmente conduzidas em holandês. Mas um contato prévio realizado através de email (proeflokaal@latrappe.nl) permitiu que a nossa visita guiada fosse agendada para ser em inglês.

Aliás, aqui na Holanda tudo é extremamente organizado e planejado. Até a distância entre uma árvore e outra plantada é planejada, a vida pessoal, tudo! Tudo tem hora e não atrasa mesmo! Então, fica a dica: se pensar em fazer qualquer visita a atrações no país, sem agendamento prévio, certifique-se de que isto é possível pois aqui o nosso “jeitinho brasileiro” não tem nem cheiro.

A cervejaria oferece as seguintes possibilidades de visitação:

  • Excursões regulares (a partir de uma pessoa) de segunda a quinta (somente no verão, de abril a outubro) às 14hs; sextas às 14hs; e aos sábados e domingos de 13:30 e de 15:30. Tempo de duração: 45min, preço: 10 euros
  • Excursões especiais:  a excursão regular inclui a degustação de (6) seis tipos de cervejas. Preço: 17,50 euros por pessoa ou 25,00 euros com snacks incluídos no preço.
  • Crianças e adolescentes: Crianças menores de 12 anos são admitidas gratuitamente (sem refresco), e os adolescentes com idades entre 12 e 16 pagam apenas € 5, incluso um refresco. Não alcoólico, é claro.

Não precisa nem dizer que ficamos com a opção da excursão com a degustação de cervejas. A visitação me surpreendeu em todos os sentidos. Primeiro por que fui preparada para visitar uma fábrica de cerveja. Mas, antes de tudo, a visita é uma imersão sobre a história e estilo de vida dos monges, da fazenda, com a exposição de artefatos antigos mantidos no local.

3.artefatos

E, segundo, por que aprendi que as cervejas podem ter tantas variações em sua fabricação quanto os vinhos. Aprendi que existe cerveja rosé e que algumas cervejas devem ser servidas na temperatura ambiente (da Holanda, claro). Há diferentes tipos de malte:

4.tiposdemalte

Após a visita guiada que durou em torno de 40 minutos, assistimos a um vídeo de 15minutos complementar sobre a história da cerveja e demos início à degustação. A cerveja branca degustamos enquanto assistimos ao vídeo.

5.whitebier

La Trappe White (teor alcóolico 5, 5%, temperatura ideal 4-6 graus). Mais consumida no verão por ser uma cerveja leve e refrescante. Uma das minhas preferidas. De longe, bem longe, far far away, podemos dizer que o sabor desta parece minimamente com o sabor das cervejas produzidas no Brasil.

A degustação das demais foi num restaurante na extensão da cervejaria, local agradabilíssimo que além de bebidas, serve refeições e petiscos.  Paga-se pela localização e pela experiência de estar numa cervejaria que cobra preços pelas refeições acima da média dos preços para locais com o mesmo padrão. Bom, seis taças de cervejas com alto teor alcóolico não é para qualquer um. Então pedimos três pratos de petiscos para compartilhar entre 8. A conta ficou em torno de 5 euros para cada pessoa.

 6.blonde bier

 La Trappe Blonde (teor alcóolico 6,5%, temperatura ideal 8-10 graus). Cerveja dourada de aroma fresco e de fruta, levemente amarga.

 7.bockbier

La Trappe Bock Bier (teor alcóolico 7%, temperatura ideal 10-12 graus). Cerveja escura, sabor maltado e mais amarga. Perfeita para tomar no inverno!

  8.isidor

La Trappe Isid’or (teor alcóolico 7,5%, temperatura ideal 10-14 graus). Ligeiramente adocicada com um toque de caramelo.

 9.triple

 La trappe Tripel  (teor alcóolico 8%, temperatura ideal 10-14 graus): de sabor leve, esta cerveja leva algumas especiarias e ervas como o coentro.

 10.quadruple

La Trappe Quadrupel: (teor alcóolico 10%, temperatura ideal 10-14 graus): ligeiramente amarga com um sabor doce. A que experimentamos tinha aroma de banana. É uma das minhas favoritas!

  Ao final da degustação você ainda pode ir na lojinha da cervejaria e comprar cervejas, quitutes e lembranças da visita. Um dos meus amigos comprou a sua cerveja favorita, a Isid’or que não existe nos supermercados de Breda. Eu comprei a quadruple por pura tentação, pois o supermercado fica ao pé de casa e eu tenho ela facilmente pelo mesmo preço módico de 7 euros o pacote com 6 garrafas pequenas.  Essas cervejas são especiais, nem todas você encontrará em supermercados na Holanda, sendo mais fácil encontrar em lojas especializas e alguns cafés. No Brasil, não faço ideia. Outro souvenir delicioso que vale a pena são os biscoitos caseiros de fécula também fabricados pelos monges. É uma delícia e também é típico da região.

A excursão foi aprovadíssima! Todos saíram felizes e já sugerindo fazermos a mesma programação para outras cervejarias na Holanda.

Como reservar: mande um e-mail em inglês para proeflokaal@latrappe.nl

Telefone: +31 (0) 13 572 26 50  Fax: +31(0) 13 543 74 72

Localização: Eindhovenseweg 3 – Berkel-Enschot – Postbus 394 – 5000 AJ Tilburg – The Netherlands

Site: www.latrappetrappist.com

Como planejar sua ida a partir de qualquer localização na Holanda: http://9292.nl/en/journeyadvice/station-breda/tilburg_bushalte-trappistenklooster-koningshoeven/arrival/2014-02-10T1123 Ao abrir o link, clique em “change journey” e insira os dados da sua localização, da data em que você quer fazer sua visitação e, para não se atrasar, a hora em que você precisa chegar ao destino.  

Preço: essa degustação custou 17,50 euros por pessoa. Outras opções encontram-se destacadas no texto.

Bia, obrigada pelo seu relato detalhado! É um programa que certamente irá entrar na minha lista de desejos.

 

Você pode deixar um comentário, ou trackback do seu site.

5 Responses to “La Trappe Bier: como é visitar uma cervejaria holandesa”

  1. Ludmy disse:

    Muito legal, Liliane! Depois de prová-la ontem e ler o post hoje, já entrou na listinha de coisas a fazer na Holanda :) um beijo!

  2. Beatriz disse:

    Olha, levei meu primo e esposa agora no verão para o restaurante. Não fizemos a excursão, mas estava um delícia. Ao contrário do inverno onde a disputa era pelas mesas localizadas na parte interna, havia várias mesas na parte de fora, tudo de bom.

  3. Edelfina Gutierres disse:

    Fazer cerveja é realmente uma arte! O sabor, o malte, a textura, como incorporar de forma harmoniosa cada ingrediente…
    Realmente quem curti cerveja tem que se dedicar para fazer o melhor, eu pesquiso muito sobre o assunto e atualmente o http://www.receitacervejeira.com.br vem oferecendo um dos melhores cursos do Brasil se não o melhor, vale a pena conhecer.

Leave a Reply

Powered by WordPress | Designed by: WordPress Themes | Thanks to best wordpress themes, Find WordPress Themes and Themes Directory
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Pin It Share 0 Email -- Filament.io 0 Flares ×
%d blogueiros gostam disto: