Engenhoca: opção para crianças em Aquiraz

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Pin It Share 0 Email -- Filament.io 0 Flares ×

Há tempos estou devendo um post sobre a Engenhoca. Digo devendo porque foi uma surpresa bacana desde a primeira vez em que estive lá e não conheço praticamente ninguém de fora que tenha visitado o lugar; no máximo ouviu falar, quando muito. Fortaleza é um destino que naturalmente atrai famílias por conta das praias. Muitas vem conhecer o carro-chefe, o Beach Park. Mas pouca gente sabe que bem pertinho, no mesmo município, Aquiraz, está localizada a Engenhoca, excelente passeio de um dia para famílias.

Engenhoca é uma propriedade de uma família cearense tradicionalmente produtora de cachaça, daí o nome que remete aos engenhos de cana-de-açúcar. O sítio foi transformado em um parque voltado aos esportes de aventura com foco no público infantil (mas com várias atrações que podem ser utilizadas pelos adultos). Particularmente, gosto muito de lá (assim como meus filhos, de 4 e 7 anos). Quando a gente fala em esportes de aventura, imagina que eles precisam estar maiores para aproveitar, mas recomendo muito para crianças pequenas. Devo ter levado o Felipe lá desde que ele tinha 1 ano e ele sempre curtiu bastante.

O que você vai encontrar na Engenhoca:

– O Museu do Engenho Colonial, com peças do antigo engenho da família, que dão uma ideia de como era fabricada a cachaça. Conta com visitas guiadas às 10h, 11h, 13h, 14h, 15h e 16h. Essa informação é de março de 2014, é sempre bom verificar possíveis alterações.

Espaço infantil, para crianças pequenininhas. Tem uma casa na árvore (mas bem baixinha) que faz o maior sucesso.

Tirolesas (quatro, sendo duas delas com extensão de 280 metros, sem idade mínima, mas para crianças com no mínimo 20 kg e limite de 120 kg; outra somente para crianças a partir de 3 anos, com extensão de 60 metros; outra com skate, para crianças a partir de 4 anos e máximo de 70 kg).

Arvorismo, para crianças com altura mínima de 1,15m acompanhadas de um adulto; a partir de 1,25m, podem ir só. O peso máximo é 120 kg. Muitos adultos aproveitam essa atração.

Aerojump, para crianças a partir de 3 anos, peso máximo: 90 kg.  Para você, que como eu, não está ligando o nome à pessoa, é aquele brinquedo que é um mistura de cama elástica e equipamento de trapezista, onde as crianças são amarradas e puxadas para baixo. As amarras feitas de elástico fazem o resto, transformando a experiência em um pula-pula gigante.

Caiaques e pedalinhos: as crianças maiores de 7 anos podem ir sozinhas (em equipamentos individuais com capacidade para 80 kg). Para os pequenininhos, tem os equipamentos duplos, com capacidade máxima de 200kg.

Autoescolinha é uma pista que conta com uns veículos que eles chamam de kartciclos (uma espécie de kart com pedais), para crianças a partir de 5 anos, máximo de 100kg. As menores podem ir na garupa dos pais.

Minigolfe é para crianças a partir de 4 anos.

- Bola d’água: a criança fica dentro da bola, que flutua na água. A própria criança vai girando a bola. A partir de 4 anos, limite de 90kg. Meus filhos nunca foram nesse. Sinto uma leve agonia em ver a criança dentro da bola transparente girando sobre a água e nunca os estimulei muito…

Sapão – uma veículo aberto, que dá uma volta pela propriedade. Não tem limitações, mas penso que os maiores não acham muita graça. O percurso chega até as dunas em que ficam aquelas torres eólicas da Prainha, que podem ser vistas da estrada do Beach Park. Do outro lado da duna é a praia :mrgreen:

Como se pode  ver, na maior parte das atrações não há limite para a diversão dos adultos, à exceção do peso.

Reservar um dia da sua viagem para a Engenhoca não é de jeito nenhum demasiado, pode apostar que as crianças vão querer ir várias vezes nas atrações. O que nos leva à necessidade de entender a sistemática da cobrança pelo uso das diversões.

Como funciona:  a entrada é gratuita para crianças com até 1 metro de altura. A partir daí, existem duas opções: ou você compra o Pacote Aventura, por 60 reais para adultos e 55 reais para crianças, ou adquire o Pacote Conhecer, por 16 reais para adultos e 8 reais para crianças e jovens até 17 anos (ou portadores de carteira de estudante, de qualquer idade).

O Pacote Aventura engloba praticamente todas as atividades do parque, ficam de fora apenas o passeio de Sapão e, segundo o site, o Zorb Ball, que eu não vi funcionando na última vez em que estive lá.

Já o Pacote Conhecer é apenas o ingresso no parque e você paga individualmente apenas as atrações em que for, que vão sendo registradas em um cartão de consumo, junto com os alimentos.

Particularmente, acho o Pacote Conhecer suficiente para crianças com até 4 anos de idade, pois elas vão passar um bom tempo em atrações gratuitas, como o parquinho de areia. Além disso, possuem um ritmo próprio, menos acelerado. Em dias mais lotados, as filas acabam deixando o processo de equipagem para as tirolesas mais lento e os pequenos acabam não tendo paciência para ir várias vezes.

Lá tem um restaurante que tem pratos a la carte e também no quilo, com alguns pratos regionais, outros mais, digamos, universais, para agradar diferentes paladares. A comida não é excepcional, mas variada, e resolve bem a vida de quem vai passar o dia lá. Por sinal, o Bar Alambique é estrategicamente posicionado, ao lado do Espaço Infantil, permitindo aos pais que fiquem à base de petiscos, sombra e cerveja gelada, enquanto os pequenos curtem os brinquedos.

Pontos positivos: é bem cuidado, bem sinalizado, arborizado, aconchegante e é diversão garantida. Acho a equipe atenciosa e diligente com relação à segurança. Crianças podem levar bicicleta.

Ponto negativo: não há aluguel de carrinhos.

Onde fica: Rua Raimundo Coelho, 200 – Centro – Aquiraz.

Horário de funcionamento: de quarta a domingo e feriados, de 9h30 às 17h.

Cartões aceitos: Visa, Master, Diners, Amex, Hiper e Elo.

Como chegar

De carro: se você estiver hospedado em Fortaleza, terá a opção de seguir direto pela CE-040 até Aquiraz. Chegando a Aquiraz, siga na direção do Centro Histórico e procure as placas indicando a Igreja Matriz. Assim que avistá-la, entre à direita, passando por trás da igreja e vire à esquerda na primeira rua. Logo você verá a entrada do parque. Caso esteja hospedado no Porto das Dunas (Beach Park), deverá seguir pela CE-025, no sentido contrário a Fortaleza, direto até Aquiraz.

Sem carro: vi no site do próprio parque que eles indicam aqui um transfer de confiança. Entretanto, não testei esse serviço.

Você pode deixar um comentário, ou trackback do seu site.

2 Responses to “Engenhoca: opção para crianças em Aquiraz”

  1. […] #Linkódromo: Engenhoca, uma boa opção em Aquiraz, no ABC de Férias […]

Leave a Reply

Powered by WordPress | Designed by: WordPress Themes | Thanks to best wordpress themes, Find WordPress Themes and Themes Directory
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Pin It Share 0 Email -- Filament.io 0 Flares ×
%d blogueiros gostam disto: